quinta-feira, 5 de abril de 2012

4ª PARADA: Promotores da saúde


Hoje somos convidados a lembrarmos daquelas pessoas que se empenham em promover a saúde: médicos/as, enfermereiros/as, técnicos/as, membros de Pastorais, grupos, movimentos que cuidam da saúde física e espiritual, pessoas que fazem de suas vidas uma luta permanente para que "a saúde se difunda sobre a terra".
Para essas pessoas, diz Jesus em Mateus 25, 36b-40:
" ... tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37 Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40 Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes".
Então, não só os profissionais da área da saúde, mas todos nós somos convidados a cuidar da saúde e existem diversos modos de promovê-la: seja cuidando de si, pela educação, pela recusa aberta e clara a tudo que deteriora a saúde, como drogas, álcool, tabagismo... seja questionando e repudiando hábitos que prejudicam a saúde, como noites sem dormir, irresponsabilidades de quem coloca a vida em risco pela imprudência ou exibicionismo, má alimentação, repudiando enfim, tudo o que impede que tenhamos uma qualidade de vida saudável.
É importante lembrar que a prevenção da saúde começa com simples cuidados em casa, por exemplo, combatendo o mosquito da dengue, não deixando água parada, cuidando da higiene pessoal, chegando à participação ativa em conselhos de saúde, até ao combate à corrupção que impedem que as políticas públicas sejam de fato empregadas para garantir o que é direito da população.
Nesse dia, que tal fazer um propósito?
Abandonar algum vício que prejudica a saúde? Quem sabe começar alguma atividade física, como caminhada? Já pensou em conhecer como funciona o conselho de saúde de sua cidade? Que tal participar de movimento, grupo, pastoral que colabore, de algum modo, com a promoção da saúde?
O importante é não se acomodar, mas agir, pois "(...) todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes", disse Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário